Quem sou eu

Minha foto
Um homem normal, simples, solidário. Busca crescimento como ser...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ACREDITAR SEMPRE

O que nos resta é esperança. Esta frase me surgiu lendo minha postagem anterior. O que importa é que temos que continuar tentando e fazendo a nossa parte, não importa os resultados. Acreditar sempre. Continuar tentando. Fazer o melhor possível. Sempre afirmei que o agricultor tem duas obrigações: plantar e colher, o resto é com Deus.

Plantar requer muito mais que enterrar a semente. Precisa-se primeiramente acreditar no negócio, planejar, estudar, avaliar os resultados, refazer, fazer de novo, insistir, mesmo perdendo ir para cima, se errar avaliar os erros e vê onde melhorar. Sempre é possível melhorar. De resto tem a tal da paciência. Na verdade ter paciência é uma atitude humilde de querer ter. Quem diz que não tem paciência é porque não quer ter paciência. Esperar o tempo das coisas. Tem tempo para tudo. Precisamos esforçar para ter a nossa "batata".

Já colher é uma ato de gratidão. Tem que ter satisfação, alegria, gratidão mesmo. Não importa se foi muito ou pouco. Tem que achar bonito, por mais feio que seja. Temos que chorar de alegria. Estampar o sorriso na boca, mesmo sem todos os dentes. Rir de dentro, lá do coração. Depois voltar a plantar com um sentimento que ainda tem muito que aprender, como um eterno estudante.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

MES DE AGOSTO

Neste mês de agosto estamos longe de período de chuvas e não existe muitas atividades nas roças onde se pratica agricultura de sequeiro, que ocorre nos períodos de chuvas que vai de outubro a março. Principalmente, ocorria nos meses de novembro e dezembro. Quem não tem um poço artesiano e energia elétrica na propriedade, praticamente, inviabiliza a atividade agropecuária. Ainda resta uma esperança para quem cria gado e ovelha e que já tem sua propriedade estruturada.

Eu acredito na atividade diversificada, mas não sei se o meu exemplo é regra, pois tenho outra atividade como base de sustento. É ruim não acreditar na atividade agrícola pois não motiva ninguém, mas não posso ser inresponsável e afirmar que é possível praticar uma agricultura alternativa. Em nossa região o número de agricultores orgânicos não aumentou. Se conta a dedos as pessoas que insistem nesta prática. O agricultor da nossa região anda muito desolado, com dívidas e sem recursos para investir no plantio, sem contar que produzir já não é mais garantido e mesmo produzindo, preço é outro problema, sem contar que poucas culturas são possíveis de se praticar ( mamona, milho e feijão).