Quem sou eu

Minha foto
Um homem normal, simples, solidário. Busca crescimento como ser...

sábado, 25 de julho de 2009

CADERNOS





Criei o habito de anotar tudo em um caderno. Estou fazendo anotações da roça a cinco anos. As anotações consiste de recei tas de um lado e despesas do outr o. Divido o caderno ao meio. Dá para anotar por um ano. É o meu cadernotop e custa apenas dois reais. Como vou anotando tudo que entra pela porteira e tudo que sai, quando quero fazer alguma analise pego o caderninho e faço gráficos, contas, estimativas até o plano de negócio tirei do caderninho que são realidades vivenciadas no dia a dia. Não preciso inventar nada. São fatos reais.
Esta a maneira que encontrei que melhor atende minhas expectativas de tornar a roça sustentável. Não invento, não acrescento e não diminuo nada. Nestes dezesseis anos que lido com minha roça estes últimos anos foram os mais produtivos e mais gratificantes. Aprendi a não falar mal de roça e fazer tudo para que a roça produza no seu tempo.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

FILHOTES EM CRESCIMENTO

Hoje estive na roça na esperança de encontrar vestígios do beija flor, pois tem uma semana que não ando por lá e minha expectativa era que encontrasse o filhote. De maquina fotográfica na mão fui em direção ao ninho. Me alegrei quando vi de longe o beija flor voar do ninho. Peguei uma cadeira para fotografar com um melhor ângulo. Lá estava. Um filhotinho ocupando todo o ninho.

Também estava ansioso para ver o carneiro que fora rejeitado pela mãe. A fotografia fala melhor.
Esta completando um mês e um dia que o carneiro nasceu.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

DESPESAS DO MES DE JUNHO

No mes de junho houves as despesas totais incluindo custeio e investimento.




DESCRIMINAÇÃO UNID QUANT PREÇO TOTAL

ANTONIO ......................... MÊS...........1.............440.........440
ANTONIO PRODUÇÃO.....PROD..........1............120..........120
CORTADOR GRAMA.........UM..............1............110............110
JANDIRA M. OBRA............UND...........1..............50............50
JUROS...................................UND........1............100.........100
LUZ........................................UM..........1...........122,54.....122,54
MAT. CONSTRUÇÃO.........UM..............1...........405..........405
MILHO.............................. SACOS........4..............25..........100
....................................................................................................
TOTAL..............................................................................1447,54

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PRODUÇÃO DO MES DE JUNHO

PRODUTO QUANT UM UNIT TOTAL





ABÓBORA 8 UM 1,00 8,00
BANANA MAÇA 4 CX 7,00 28,00
BANANA PRATA 1 CX 7,00 7,00
CANA 212 UM 0,70 148,40
FRANGO 4 UM 12,00 48,00
MAMÃO 100 UM 0,20 20,00
MARACUJÁ 36 UM 0,20 7,20
MEL 20 L 5,00 100,00
OVO 6 DZ 4,00 24,00
PATO 17 UM 10,00 170,00
UMBU CAJA 6 L 0,50 3,00





TOTAL


563,60


domingo, 12 de julho de 2009

DIA DE TIRAR FOTOGRAFIAS

Passei o dia tirando fotos de alguns moradores da roça: o beija flor, a pombinha, os patos, a ovelha com seus dois filhos, outras pombas branca, uma minhoca eu filmei um pouco, a pata no tanque também, depois foi a vez da ovelha e também uma galinhaciscando. Uma caixa de inxu, daqueles que ferroa as nossas orelhas. Um buraco de algum bicho. As meninas brincando de comidinha de barro.
Tem tanta coisa para fotografar. Ah! Uma gatinha amarela que a gente chama de caga cebo. Uma lagartixa. Vi um calango verde mas não lembrei de tira fotos. Caminhei entre as bananeiras a procura de coisas diferentes. Andei feliz e satisfeito. A terra estava bonita, cheia de vida e mato. Matéria orgânica. Pé de muita coisa.
Liguei a bomba do poço e aproveitei para molhar algumas plantas. A bicharada faz festa. Quanto passarinho cantando. Raquel esta muito contente com a roça. Está ficando uma beleza a ultima reforma. Tem atéflet para alojar algum amigo.
Roça é isto. Uma lugar para ser feliz e experimenta. Obs: depois mostro as fotos.

sábado, 11 de julho de 2009

VISITAS NA ROÇA

Ontem a tarde estive na roça com um amigo e colega de universidade o engenheiro civil Adalberto Braga para mostrar o meu projeto da Roça Sustentável em Irecê. Como de costume, demos um giro em torno da casa pois primeiro passamos pela área do policultivo irrigado, vendo os tipos de cultura e forma como é plantada. seguimos até a área onde quis fazer uma experiência com mamona, plantada em carreiras dentro do mato. Passamos também pela área onde tenho plantado sorgo forrageiro na micro aspersão. Vimos um cercadinho de palma próximo ao aprisco. Descemos pelo corredor em direção ao fundo da roça. Temos área de "manga", uma hectare de palma consorciada com plantio de sequeiro e mamona. Mais ao fundo, duas ares de pasto tanto para as ovelhas como as vacas e por ultimo a reserva de catinga que quero deixar totalmente isolada para os bixos e plantas. retornamos e entramos no aprisco, mostrei onde pretendo montar o curral. Também passamos pela área das aves. falei do meu manejo e das possibilidades, por exemplo: Produzir mil frangos ao ano com a atual estrutura. Retornamos para o Play e apresentei um mural que tenho preparado para as minhas mine palestras sobre permacultura. Falei da minha vivência com roça e sobre este projeto. É um projeto de longo prazo e precisa-se de muito estudos e experimentação. Não faço tudo totalmente certo. Não sou radical em muitas coisas e nem precisa ser. Para quem tem pressa e necessidade imediatas este projeto não atende a princípio. É preciso fazer uma transição de um modelo convencional para este que é demorado e requer investimentos.
Rimos bastantes e por fim Adalberto teve que ir embora com os amigos que trouxe para esta visita.
Sempre falo que o meu social está ligado a roça; este tipo de roça. Espero estar ensinando alguma coisa assim como tenho certeza que estou aprendendo
.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

POR QUE SER SUSTENTAVEL?

A ideia de sustentabilidade que tenho não é meramente materialista, como em uma relação matemática direta de dois mais dois ser quatro e quatro menos um ser três. Está embasada numa visão espiritual onde o mundo criado por Deus sempre foi perfeito desde a criação. Sem uma visão além do mundo material a sustentabilidade é vazia, mesmo com princípios que preserve a natureza, mesmo com o respeito a todas dimensões que o conceito remete. Devemos ser sustentáveis em nossas ações porque é ideal e aproxima do mundo de Deus. Numa visão religiosa independente de qualquer religião.

Só pude compreender a sustentabilidade a partir da compreensão da "verdade compreendida que liberta" independente de ser sustentável. Nem toda atividade é sustentável, nem tudo pode ser preservado ou garantido para as futuras gerações materialmente. Na vida nem tudo é compreendido porque temos limitações e " muita mais coisas além...".

terça-feira, 7 de julho de 2009

COMERCIALIZAÇÃO






-mel
-mamão
-banana maçã






O ponto fundamental da atividade agrícola é a comercialização. É o gargalo da atividade. Não tendo como o agricultor vender seus produtos tudo tende a desmoronar e não basta somente vender é preciso que seja vendido por um preço compatível, mais precisamente, preço justo.

Comecei a colocar os produtos da roça na Galeria Rochedo a mais de um ano. Sempre com o pensamento de vender o excedente pois, boa parte da produção é para o consumo da família. São produtos naturais, produzidos sem uso de agrotóxico e defensivo algum. Do jeito que a natureza produz. Com isso conquistamos vários clientes que vem toda semana a procura destes produtos e mais outras novidades.
Tudo que é produzido vem para este ponto. Não reservo produto. A produção é pouca e o privilegiado é que chega cedo.

Na verdade é um exercício da cooperativa que quis formar. Ainda não conseguimos pessoas para dar inicio a Cooperativa dos Produtores agroecológicos da região de Irece, pois destino 20% do valor da comercialização à loja. Este valor poderia ser para a cooperativa comercializar nosso produtos. Ainda estou disposto a formar uma cooperativa, mas enquanto não vem, vou vendendo os produtos por aqui.

É muito importante vender a produção. O agricultor tem que sentir orgulho por esta atividade também. Existe pessoas que precisam consumir produtos o mais natural possível e a cada dia fica mais difícil saber se os produtos realmente tem qualidade.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

BEIJA FLOR


O beija flor voltou a usar o mesmo ninho do ano passado. É uma pena que ele assusta muito. O ninho é bem proximo a passagem e toda hora tem gente passando ou carro chegando. Ela colocou dois ovos.
Ainda não sei quantos dias são para nascer os filhotes, espero que não demore. O ninho fica em um pé de arroeira. Está proximo da floração. Quase todas folhas cairam.
O beija flor fica quase invisivel. As pessoas só percebem quando falo que tem um ninho de beija flor. Ela está acostumando com gente, ainda bem!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fotos dos carneiros


























Fotos da ovelha com seu dois carneiro no dia 23-06-09 com um dia de vida.
Antônio Silva dando mama como descrevi anteriormente.
O preto é o escolhido pela ovelha.
Ovelha amarrada para facilitar a vida do carneirinho.
Aprisco com palma ao lado.
Cocho com ração.